Para discutir os rumos da Educação no município, o Sind-Ute de Contagem foi procurado pelo deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) para um debate em sua sede. A reunião aconteceu na tarde do último sábado, dia 14 de abril. Entre os assuntos discutidos estava a questão da violência nas escolas, a independência das direções de cada unidade da Rede de Ensino e a valorização de professores e funcionários.
Participaram da reunião, professores e diretores da Rede, bem como a direção do sindicato. De acordo com o coordenador geral do Sind-Ute de Contagem, Ademilson Ferreira, “discutir a Educação com autoridades como o deputado Carlin Moura, é uma boa opção para conseguirmos melhorias na sala de aula”.
O deputado Carlin Moura aproveitou o encontro para traçar um perfil da atual conjuntura econômica e social do Brasil. “A econômica brasileira vive um momento difícil, onde mundialmente, os países centrais passam por uma crise cíclica. Por isso, é preciso valorizar a produção nacional, que passa pela valorização da qualidade dos profissionais e, é claro, pelo investimento em Educação”, colocou.
Ele também citou alguns problemas enfrentados em Contagem, como, por exemplo, o fato do Vetor Oeste, onde está inserida a cidade, ter sido deixado de lado pelo Governo do Estado, em detrimento do Vetor Norte. “Estão deixando de lado uma região onde se concentra as grandes indústrias de Minas e se voltando para outra região, onde impera a especulação imobiliária”, explicou o deputado Carlin Moura.
De acordo com o deputado, a direção das escolas municipais precisa ter mais autonomia com relação ao desenvolvimento do projeto pedagógico, visto que cada escola possui uma realidade distinta. Esta é uma questão que o Sind-Ute de Contagem vem debatendo sem sucesso com a atual gestão municipal.
Outro problema discutido durante o encontro foi a falta de valorização dos profissionais da Educação Municipal, onde, segundo o deputado Carlin Moura, “existe um antagonismo entre a atual gestão e os profissionais, o qual deve ser rompido”.
Diante da fala de Carlin Moura, os presentes questionaram como ele, enquanto deputado estadual, poderia interferir para a melhoria da Educação em Contagem. Ele então disse que está sempre a disposição da categoria para discutir todas as suas questões, procurando cumprir seu papel de legislador e fiscalizador. Como exemplo, ele citou o debate do dia 19 de abril, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, cujo tema será o fechamento de unidades da Funec.
Ainda durante o encontro, professores e diretores expuseram os problemas enfrentados no dia a dia nas escolas de Contagem, principalmente com relação à evasão escolar em unidades da periferia, o pouco repasse de verbas para as instituições por parte do governo, a violência contra os alunos e professores e a falta de respeito da Gestão com os professores das unidades fechadas da Funec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário