6 de dezembro de 2018

SIND-UTE CONTAGEM INFORMA

REUNIÃO COM A SEDUC 06/12/ 2018

Presentes: Sind-UTE Contagem: Adriana Campos e Gustavo Olímpio, Estudantes da EJA da Escola Municipal Sócrates Mariani Bitencourt: Iara, Rogério e Sebastião. SEDUC: Sueli Balisa, Secretária de Educação, Sérgio Mendes, Secretário Adjunto, Dagmar Brandão, Secretária Adjunta, Benta Maria de Oliveira, Superintendente de Educação Básica, Guaraciaba Valquíria, EJA, Juliana Sadra, Recursos Humanos.

Com a presença dos estudantes da Escola Municipal Sócrates Mariani Bitencourt, discutimos os problemas da EJA e da Resolução que a SEDUC havia encaminhando ao CMEC.
Apresentamos que víamos com preocupação o fechamento de turmas e, consequentemente, professores excedentes, além de que devemos debater a melhoria do atendimento da EJA em Contagem. Reafirmamos que não defendemos número mínimo de estudantes na EJA e questionamos o número de dez faltas injustificadas. Os estudantes apresentaram a preocupação com a EJA e refletiram o desejo de ter a oferta de todas as disciplinas, e a apreensão da oferta de professores por áreas do conhecimento e apresentaram da importância da escola em suas vidas.
A SEDUC retirou a resolução do CMEC e abriu discussão com o sindicato e estudantes dos pontos que há desacordo. Informou que não haverá nenhum professor/a excedente e que haverá aumento de vagas de EJA no município, conforme nota publicada no portal da prefeitura. Foi uma grande vitória dos/as trabalhadores/as, estudantes da EJA e do Sind-UTE Contagem. Devemos lutar pela ampliação e melhoria da educação de jovens e adultos e ampliação da oferta de vagas.

Tratamos sobre o Ensino Religioso e da importância de se reverter os problemas desta disciplina para 2019. Colocamos todos os debates que viemos realizando ao longo de 2018. A Secretária Sueli informou que será ofertada a disciplina de Ensino Religioso para todos os anos finais do Ensino Fundamental com professores habilitados e não professores/as de Geografia e História. Portanto, não será ofertada como projeto nos anos finais do ensino fundamental.
Sobre Educação Infantil, foi dito que nas turmas a partir de 3 anos de idade terá um/a professor/a PEB 1. As Agentes de Educação Infantil será como apoio nas EMEI's e nas turmas de 0 a 2 anos. Cada EMEI terá o mínimo de 2 Agentes de Educação Infantil (1 para cada turno).

Consultamos a SEDUC sobre os trabalhadores/as que não receberam o pagamento de Greve. A SEDUC informou que devido a falta de internet da secretária e na prefeitura não conseguiram fazer a conferência do ponto das escolas e as faltas greve. Informou que será pago no salário de dezembro (pagamento será feito em janeiro). O Sind-UTE Contagem irá exigir junto a Secretária de Administração o pagamento em folha suplementar destes trabalhadores. Não podemos permitir que um erro técnico prejudique os trabalhadores/as.

Concluímos este informe parabenizando mais uma vez os trabalhadores/as e estudantes da EJA que se mobilizaram e conseguiram impedir o fechamento de turmas e aprovação de uma resolução sem o debate com todos os envolvidos no processo. E mais uma vez é uma demonstração que só com mobilização e luta podemos garantir nossos direitos e uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

DIRETORIA COLEGIADA 2016/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário