4 de junho de 2012

Sind-ute Contagem realiza ato em prol da Educação Infantil


Manifestação fez parte da Semana de Ação Mundial que, este ano, teve como tema “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”.




Na manhã da última sexta-feira (25), o Sind-Ute Contagem organizou um grande ato em defesa da Educação Infantil de qualidade, contando com a participação das agentes que trabalham nos Cemei’s (Centro Municipal de Educação Infantil) da cidade. A manifestação fez parte da Semana de Ação Mundial que, este ano, teve como tema “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”.
O ato aconteceu na Praça Iria Diniz e, além das agentes da Educação Infantil e da diretoria do Sind-Ute Contagem, também teve a participação do vereador Alessandro Henrique (PPS), Ramon dos Santos (diretor da E.M. Domingos Belém) e Diomara Dâmaso (coordenadora da UBM – União Brasileira de Mulheres).
A manifestação aconteceu com muita animação, pipoca, algodão doce, brincadeiras e disposição das participantes que, mesmo indignadas com a falta de compromisso do atual governo municipal, fizeram brincadeiras com as crianças que ali passavam.
O momento mais marcante aconteceu quando os presentes cantaram cantigas de roda em um grande círculo formado na Praça Iria Diniz e, na sequencia, seguiram em passeata pela Avenida José Faria da Rocha, com gritos de ordem e panfletagem.

Reivindicações

Entre as reivindicações das agentes de Educação Infantil do município estavam a valorização profissional e unificação de carreiras para terem os mesmos direitos que as outras professoras. Isso porque elas cumprem uma jornada de trabalho de sete horas por dia, cuidando da higiene, alimentação e atividades pedagógicas; mas não são equiparadas às professoras, tanto no quesito salarial como horas trabalhadas.
De acordo com o Sind-Ute de Contagem, as agentes de Educação Infantil, maioria com formação superior na área de educação - mas que não têm a carreira reconhecida – cumprem um calendário de mais de 240 dias letivos.
Além de exercerem a docência e não serem reconhecidas como professoras, elas são tratadas como meras assistentes administrativas quando o assunto é remuneração. Isso porque recebem um salário bruto de R$842,66, o que corresponde a menos da metade do salário do professor de Contagem cujo piso salarial é de R$ 1902,01 para uma jornada de 4 horas e 30 minutos por dia.
As péssimas condições dos prédios onde funcionam alguns Cemei’s também foram denunciadas.

Semana de Ação Mundial

A Semana de Ação Mundial (SAM), que aconteceu de 20 a 27 de maio deste ano, é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e desde 2003 acontece simultaneamente em mais de 100 países como uma grande pressão internacional da sociedade civil sobre líderes e governos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais no sentido de garantir educação pública, gratuita e de qualidade, para todas e todos.
O tema da Semana este ano foi o direito à educação infantil de qualidade com o lema: “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”. Sob o guarda-chuva da educação infantil, há os seguintes subtemas: educação infantil do campo, educação infantil indígena, crianças e deficiência, racismo e preconceito, obrigatoriedade da pré-escola, transição da pré-escola para o primeiro ciclo do ensino fundamental, valorização dos profissionais de educação infantil e financiamento da educação.
No Brasil, a Semana foi coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produziu e distribuiu materiais de apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário