28 de junho de 2012

Estudantes protestam contra o fechamento da Funec de Contagem



Mais de 500 pessoas participaram, na manhã da última quarta-feira (27/06), de um grandioso ato em defesa da Fundação de Ensino de Contagem - a Funec, organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Contagem (SindUte) e pela União da Juventude Socialista de Contagem (UJS). Estudantes, professores e membros do SindUte ocuparam a praça Iria Diniz, no Eldorado e marcharam ao longo da Av. João César de Oliveira, até o Big Shopping. 
Ao longo do trajeto, de forma irreverente, os participantes da passeata se faziam ouvir bradando em defesa da Funec. Segundo a diretora do DCE da PUC/Contagem, Luana Torres, o ato é uma forma de mostrar às autoridades municipais que a situação não pode continuar como está: "O fechamento da Funec significa a extinção de muitos empregos diretos e, principalmente, o fim da formação de milhares de profissionais qualificados”, afirmou.
De acordo com Ademilson Ferreira, coordenador geral do SindUte Contagem, apesar de diversas unidades da Funec terem sido fechadas, o gasto com a instituição não diminuiu de forma proporcional. "Em 2009, com 21 unidades abertas, o gasto era de R$ 22 milhões, e hoje , com apenas 3 unidades, ainda se gasta por volta de R$ 15 milhões, sendo que 80% dos professores foram transferidos para a Rede Municipal”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário