17 de abril de 2012

Vigilância Sanitária recolhe 37 pacotes de carne estragada de Escola Municipal de Contagem




Na sexta-feira, dia 13, durante visita de representantes do Ministério da Agricultura na Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, no bairro Vila Belém, em Contagem, que vistoriavam a cantina e os alimentos servidos para professores e alunos, constatou-se que 37 pacotes de carne bovina estavam comprometidos para o consumo.
A constatação foi feita pelos representantes do Ministério da Agricultura, que ao analisarem as carnes puderam perceber que as mesmas estavam com cores azuladas e apresentavam bolor. Ainda que os pacotes estivessem congelados, a carne estava visivelmente estragada.
Dessa forma, a direção da escola foi orientada a acionar a Vigilância Sanitária, que esteve na instituição e recolheu os pacotes de carne, constatando ainda que o prazo de validade descrito na embalagem estava em dia. Os pacotes tinham validade até março de 2013. Para registrar o fato, foi produzido relatório que estará disponível para a direção da escola ainda esta semana.
“O estado de putrefação da carne estava tão visível, que os agentes da Vigilância Sanitária disseram que não havia necessidade de realizar exames laboratoriais para confirmar que o alimento estava estragado”, afirmou Marcos Antônio Diniz, diretor do Sind-Ute de Contagem, que esteve presente na escola, durante o recolhimento do alimento estragado.
Mesmo assim, uma nutricionista da Nutriplus, empresa terceirizada que é responsável pela merenda escolar da rede municipal de ensino de Contagem, chegou a alegar que a carne estava em condições de ser servida. “Mas, ela acabou voltando atrás tempo depois, quando a Vigilância Sanitária recolheu os pacotes de alimento estragado”, ressaltou Luzia Lima Moreira, diretora do Sind-Ute de Contagem, que também acompanhou o caso.
A direção da escola pediu a Nutriplus a nota fiscal dos alimentos, mas o pedido foi negado pela empresa.
Importante lembrar que a visita dos representantes do Ministério da Agricultura à esta E.M. José Domingos Diniz Costa Belém aconteceu em virtude das almondegas estragadas que há menos de um mês causaram intoxicação em funcionários e alunos desta e de outras escolas da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário