27 de março de 2008

A farça do PAC





O PAC - Plano de Aceleração do Crescimento, foi anunciado pelo governo Lula (PT) como um "pacote mágico" que irá salvar nossa economia e transformar o mercado brasileiro em um fértil campo para investimentos. No entanto, no " pacote mágico"do governo a única coisa que sobra para os trabalhadores e a população pobre são as ilusões...nada mais que ilusões.
A verdade é que a grande "mágica" do PAC consiste no esforço do governo Lula em subsidiar os grandes capitalistas da economia nacional e internacional.
Segundo as fontes oficiais do governo (www.brasil.gov.br/pac) o PAC está organizado em cinco eixos:
Aumento de crédito e redução da taxa de juros
Melhora do ambiente de investimentos
Aumento do investimento em infraestrutura
Aperfeiçoamento do sistema tributário
Medidas fiscais de longo prazo
Mas, o que isso significa? e agora quem vai pagar o "pato" ou será o "Pac"?
Este Aumento de crédito na prática significa que o BNDES estará a serviçoexclusivo do capital, principalmente estrangeiro e que a fraça das privatizações dentro desse contexto só serviu para beneficiar os grandes grupos econômicos; é o patrimônio do povo brasileiro único e exclusivamente a serviço do enriquecimento de poucos.
A redução da taxa de juros não é para o povo, é para os empresários, o povo continuará pagando os mesmos juros absurdos, que é para compensar as perdas que os cofres públicos estão tendo com o PAC.
Melhorar o ambiente de investimentos é o nome "carinhoso" que o governo deu para as suas manobras econômicas que tem feito para assegurar aos seus investidores ou empresários, que eles não precisam temer, pois o único que pode ser prejudicado com a política neoliberal do governo é o povo brasileiro, afinal é ele quem paga o "pato", o "pac", enfim...
Aumento do investimento em infraestrutura talvez seja o ponto mais polêmico e controverso do PAC, pois este é o viés marqueteiro do governo ao anunciar o plano.
É nesse ponto que o governo ganha um certo apoio popular ao PAC, exemplo disso é a obra que está sendo realizada no Aglomerado da Serra, através do projeto "Vila Viva", o fato é que as obras tem gerado um faturamento "pra lá de gordo" às empreiteiras, além disso, pra quem acha que é pouco, o mesmo valor tem sido empregado na construção da nova sede do governo de Minas, o pensamento é este: uma obra na sala do governador custa o mesmo que a melhoria de vida das pessoas do Aglomerado.
O ponto é controverso porque é com essas obras de infraestrutura que o governo maqueia as reais intenções do PAC, é a velha política de "pão e circo" de caras e nomes novos.
Com apenas alguns exemplos é possível deixar claro as intenções do governo ao implementar o PAC:
Avançar e consolidar o neoliberalismo no Brasil através das Reformas previdenciária, trabalhista, universitária, entre outras.
Continuar os planos de FHC em colocar a nossa economia a serviço do FMI e das tendências mundiais de mercado, beneficiando os grandes grupos econômicos internacionais.
E quanto ao balanço inicial do PAC, eis o que disse o governo: "Aumentou a confiança da sociedade no futuro e despertou o 'ESPIRITO ANIMAL' dos empresários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário