26 de junho de 2017

REUNIÃO COM A SEDUC SOBRE CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO



Hoje, dia 26/06/17, reunimos novamente com a SEDUC para pautar o calendário de reposição. Estavam presentes: Bárbara Vilaça, Adriana de Campos, Gisélia Beatriz (Quadro Administrativo) representando a categoria e Joaquim Antônio Gonçalves, Juliana Sadra e Maria Aparecida de Medeiros representando o governo.

Pontuamos em primeiro lugar os dois pontos que ficaram em desacordo com a última reunião, referente à utilização impreterível de dias úteis e a inserção dos dois dias escolares.

A SEDUC reconheceu que a palavra “impreterivelmente” foi utilizada de maneira equivocada e irá repassar às direções escolares a orientação de retirá-la. Sendo assim, será possível a manutenção da semana de outubro dentro do calendário escolar, desde que a escola respeite o máximo de dois sábados de reposição por mês, a não utilização da última semana de dezembro (26/12 a 29/12) e a utilização de outros dias úteis (semana de julho e feriados municipais).

Quanto aos dias escolares, esclarecemos novamente que essa não é uma reinvindicação da categoria e que os/as representantes da mesma no último Conselho deliberaram pela exclusão desses dois dias. O Secretário disse que como foi uma solicitação do colegiado de diretores/as, que ele irá tratar do assunto em uma reunião com os mesmos, que deve acontecer amanhã ou no mais tardar na quarta-feira.

A respeito da flexibilização, questionamos o não pagamento salarial da mesma na semana de outubro (se tal semana for utilizada pela escola como reposição) uma vez que os/as trabalhadores/as já tiveram o corte desses dias. Foi nos dito que o entendimento é de que se pode pagar através de folha complementar a reposição desses dias, como será feito com os sábados e feriados, mas como envolve uma questão financeira, a decisão final será remetida a reunião da Comissão Permanente de Negociação Coletiva (COPENC), que acontecerá quinta-feira, dia 29/06. Tanto para quem flexibiliza, quanto para quem é contratado/a será pago os dias de reposição aos que assumirem o calendário de reposição da escola.

No que se refere ao Quadro Administrativo, os/as trabalhadores/as poderão pagar aos sábados juntamente com o magistério. O que ficou pendente é a questão de julho e outubro, que será tratado também na reunião da COPENC.

As Agentes de Educação Infantil seguirão o calendário do magistério a princípio, pois a reinvindicação é de que haja apenas um calendário para todo o Quadro Único da Educação.

Com relação aos/às estagiários/as de inclusão, aqueles/as que não trabalharam nos dias de paralisação deverão acompanhar os/as estudantes nos dias de reposição. Para os/as que foram normalmente e cumpriram seu dia de trabalho, não precisarão ir e a Secretaria irá pensar numa solução para o acompanhamento desses/as os/as estudantes nos dias de reposição.
Foi dito novamente pelo governo que o corte duplo é incabível e ilegal, até mesmo para a flexibilização.

O dia 20/11, feriado municipal, poderá ser utilizado para reposição em dia útil.

Na oportunidade, dissemos que a categoria já está enviando o calendário de reposição e que até o momento não obteve nenhuma resposta do que foi reivindicado, como por exemplo o índice de recomposição salarial e o aumento do auxílio alimentação. O Secretário informou que as questões delegadas à SEDUC foram encaminhadas para a Secretária de Governo e Administração como: o projeto de lei referente ao auxílio permanência de 10% para os/as trabalhadores/as de Nova Contagem, o pagamento do piso salarial profissional nacional para as Professoras de Educação Infantil e o pedido da revogação do Art. 5º da Lei Complementar 187/14, que retirava as PEB’s 1 dos Cemei’s ainda esse ano.

Questionamos também quanto a retroatividade dos pontos financeiros e foi nos garantindo que será a partir de 1º de maio.


Em caso de alguma dúvida que não ficou clara, favor entrar em contato nos telefones 33514210/ 25590802.

Nenhum comentário:

Postar um comentário