8 de outubro de 2015

Comunidade escolar luta contra o fechamento da Escola Municipal Pedro Pacheco

Em mais um ato contra o fechamento da Escola Municipal Pedro Pacheco, representantes da comunidade escolar da instituição fizeram uma manifestação na reunião ordinária da Câmara Municipal de Contagem, na manhã da última terça-feira (6). Dezenas de pais, alunos, professores e representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute Contagem) estiveram presentes e cobraram dos vereadores que intercedam junto ao governo para que não fechem a escola.
Vale lembrar que na manhã do último sábado (3), a comunidade escolar já havia feito outra manifestação contra o fechamento da instituição. Além disso, nos últimos dias, foram realizadas uma série de reuniões e tentativas para frear o processo de fechamento da escola. De acordo com o Sind-Ute Contagem, o governo municipal trabalhou exaustivamente para desmobilizar os estudantes e trabalhadores da Escola Municipal Pedro Pacheco de Souza.

Fechamento da escola

Há menos de um mês, a comunidade foi informada pela Secretaria de Educação sobre importantes alterações, sem ter sido consultada.
De acordo com o comunicado da prefeitura, o Cemei Novo Eldorado, que atende a educação infantil, será transferido para o prédio da escola. Esse processo já começou e os estudantes da E.M. Pedro Pacheco de Souza perderam os espaços da sala de arte, biblioteca, laboratório de ciências e refeitório. Já a Funec Cruzeiro do Sul, que funciona no mesmo prédio no período da tarde e noite, será transferida para a Escola Estadual Gastão da Cunha.
A comunidade ainda denuncia que, desde o ano passado, a escola não pode mais receber alunos do 1º ano do 2º ciclo, o que já seria o início do processo de terminalidade da instituição. Da mesma forma, as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foram retiradas da escola no final do ano passado. Além disso, alguns setores da própria Seduc ocuparão salas do prédio da mesma.
Outra alteração importante e que não foi esclarecida à comunidade foi a troca de diretoras da E.M. Pedro Pacheco e Cemei Novo Eldorado.
A comunidade escolar salienta que a E.M Pedro Pacheco funciona no local há mais de
40 anos sendo uma das mais bem estruturadas da cidade. Ela ainda é a única escola pública da região a atender estudantes do ensino fundamental II.

Carta aberta aos vereadores

Durante o plenário, os manifestantes entregaram aos parlamentares uma carta aberta pontuando os graves problemas que a educação do município enfrenta. Entre eles se destacam a ‘oferta’ de 0% de reajuste para o funcionalismo, mesmo com o aumento de 5% da receita do município, segundo dados da própria PMC; violência no interior das escolas; ausência de vários gêneros alimentícios na merenda escolar; o não pagamento integral do mês de julho na flexibilização de jornada dos professores; retirada dos professores PEB I da educação infantil, prevista para 2016, com interesse exclusivamente econômico; falta de estrutura nos prédios escolares, principalmente nos casos em que há coabitação do ensino fundamental com a educação infantil; adoecimento profissional, fruto da ausência de uma política de prevenção de doenças laborativas e da sobrecarga de trabalho.

“Não podemos aceitar que esta Casa se mantenha omissa a todos esses ataques. Por isso, fazemos um chamado a todos os vereadores, principalmente os que compõem a Comissão de Educação, para que cumpram seu papel e trabalhem em prol da comunidade escolar e dos trabalhadores, pois é inaceitável que se esquivem em um momento tão grave”, salientou a diretoria do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário