19 de março de 2015

Trabalhadores da educação discutem e aprovam pauta de reivindicações

Assembleia geral com paralisação total

Os trabalhadores em educação de Contagem realizaram a primeira assembleia geral do ano, nesta quinta-feira (19), com paralisação total das atividades do dia em todas as escolas municipais, Cemei’s e Funec’s, para discutir e aprovar a pauta de reivindicações relacionada à Campanha Salarial de 2015. A assembleia, organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute Contagem), aconteceu no auditório da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, no bairro Inconfidentes, e contou com a participação de professores e servidores do quadro administrativos da rede municipal de educação de Contagem.
Durante a assembleia geral, a diretoria do sindicato realizou um balanço da situação da educação na cidade, relembrando a luta da categoria no ano anterior. “Fizemos uma greve de 56 dias, enfrentando toda a truculência de um governo cheio de promessas não cumpridas. Ganhamos a comunidade em favor da defesa da educação e mostramos que não tememos cara feia. Nossa luta foi dura e manteremos nossa resistência”, frisou a diretoria do Sind-Ute Contagem.

Pauta de reinvindicações aprovada

A proposta da categoria é o reajuste em parcela única de 13% para todos os profissionais, tendo como referencia o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), a ser realizado na data base de 1° de maio. Os trabalhadores também discutiram ponto a ponto todo o conteúdo da pré-pauta de reivindicações, elaborada durante os conselhos de representantes que aconteceram nas últimas semanas, no Sind-Ute Contagem. Alguns tópicos foram alterados, suprimidos e acrescentados. Ao final, a assembleia aprovou a pauta de reivindicações, que reflete as dificuldades vivenciadas no cotidiano das escolas. “Nossa categoria está unida e pronta para o embate com o governo no sentido de lutar por nossos direitos e por cada ponto presente em nossa pauta”, reforçou a diretoria do sindicato.
Entre os pontos presentes na pré-pauta estavam o salário, carreira, previdência e aposentados, questões funcionais, política educacional, saúde e segurança do trabalhador, formação profissional e relações institucionais.
Também foi votada uma comissão formada por trabalhadores da categoria que irá participar das negociações com o governo municipal. Participam do grupo, representantes dos professores e do quadro administrativo.

Calendário de lutas


Durante a assembleia geral, também foi aprovado calendário de lutas da categoria para os meses de março e abril. No próximo dia 24, haverá reunião com representantes de pais, mães e comunidade em geral, às 18 horas. Já no dia 25, acontece o Fórum sobre a mulher, às 14 horas. No dia 10 de abril será realizado o Conselho de Representantes, às 8 e às 14 horas no mesmo dia e local acontece o Fórum EJA, às 18 horas. Todos os essas atividades serão realizadas na sede do Sind-Ute Contagem. Já entre os dias 8 e 9 de abril, será realizado o Seminário sobre a Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário