20 de março de 2015

Protesto na Prefeitura de Contagem: Alunos da Funec reivindicam contração de professores

Cerca de 60 estudantes, representantes das unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) Inconfidentes e Ressaca protestaram na manhã desta sexta-feira (20), na porta da Prefeitura de Contagem. Durante 20 minutos, o grupo fechou a rua da sede do governo municipal e reivindicou a contratação de professores em ambas as unidades, além de exigirem melhorias na infraestrutura das instituições. Os alunos receberam o apoio da diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute Contagem).
Os estudantes exigiram a contração imediata de professores, pois desde o início do período letivo, em fevereiro, estão sem aulas de várias disciplinas. Somente na unidade Inconfidentes faltam sete professores. No ano passado, os alunos ficaram vários meses sem aulas de Geografia e Espanhol.
Vale destacar que a reabertura das Funec’s foi um compromisso de campanha do atual prefeito Carlin Moura, mas que não tem sido cumprido como deveria. Isso porque ainda que as escolas estejam abertas não oferecem educação de qualidade, refletida na falta de professores e infraestrutura; as unidades da Funec dividem espaço com escolas municipais.

De acordo com o sindicato, outro agravante para essa falta de equipe docente é encontrar profissionais que aceitem trabalhar em várias unidades da Funec, sem receber pelo deslocamento entre elas. Cada unidade está em uma região e todas elas se localizam em diferentes pontos da cidade.

Reunião

A presidente da Funec, Carla Roque, recebeu o grupo de alunos e diretoria do sindicato. Ela explicou que um processo seletivo para contratação dos professores está em andamento, mas que não garante que os novos professores estejam em sala de aula na próxima semana. Além disso, a presidente da fundação também alegou que a Lei de Responsabilidade Fiscal é um dificultador dessas contratações.
“Ou seja, a educação está sendo deixada para segundo plano”, destacou a diretoria do Sind-Ute Contagem.
Os estudantes também exigiram uma reunião com o prefeito Carlin Moura e estão aguardando uma resposta. Diante da situação, o Sind-Ute Contagem convocou toda a comunidade escolar – pais, alunos e professores – para um encontro na sede do sindicato, na próxima terça-feira (24), às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário