12 de março de 2015

Comissão tenta criar novo sindicato da educação e categoria protesta contra

A convocação para uma assembleia na manhã desta quinta-feira (12) surpreendeu os trabalhadores em educação de várias cidades mineiras e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute Contagem). O objetivo da assembleia seria a formação de um sindicato intermunicipal dos trabalhadores em educação das redes municipais de várias cidades mineiras, denominado Sind-Seduc MG.
Contudo, marcada para começar às 7 horas, em frente ao Parque Gentil Diniz (Centro), ninguém que realizou a convocação apareceu. No local, os convocados encontraram apenas um cartaz com os dizeres: “A reunião foi remarcada para o dia 30 de março”.
Foram convocados para a reunião centenas de representantes de várias redes municipais de educação de Minas Gerais, o SindUte estadual e suas sub-sedes, sindicatos de redes municipais, a CSP Conlutas e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Golpe e protesto

Os trabalhadores ficaram intrigados com o fato de que o edital não era assinado por uma entidade, mas sim por uma comissão pró Sind-Seduc MG, encabeçada pela professora Cintia Maria Fernandes. “Uma simples pesquisa na internet revelou que essa profissional faz parte da direção da UGT e do SindsCon; por isso, gostaríamos do esclarecimento dessas entidades sobre o fato que aconteceu nesta manhã”, questionou a diretoria do Sind-Ute Contagem.
Como não havia nenhum edital remarcando o ato, somente um aviso, os trabalhadores presentes realizaram a assembleia e votaram contra a criação deste sindicato. “Fizemos a ata e um boletim de ocorrência”, informou a diretoria do Sind-Ute Contagem.
Para os trabalhadores presentes, a criação do referido sindicato teria como objetivo a apropriação do imposto sindical, como forma de enriquecimento de uma entidade que em nada iria contribuir para a luta dos profissionais da educação.

“Isso é um recado para aqueles que querem passar por cima da autonomia da categoria, uma forma de dizer quem de fato a representa. Não aceitamos que burocratas venham tentar nos aplicar um golpe. Por isso, somos a favor do fim do imposto sindical para acabar com este tipo de sindicato”, finalizou a diretoria do Sind-Ute Contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário