1 de outubro de 2014

DISCUSSÃO DOS PL's NA CÂMARA




Ontem, dia 30 de setembro, estivemos na Câmara Municipal para acompanhar a sessão plenária em que podemos constatar que os PL’s 014, 015 e 016 não estavam na pauta. Fomos informados pelo vereador Alex Chiodi que haveria uma reunião entre a Comissão da Educação e SEDUC. Encerrada a sessão, para nossa surpresa, encontramos alguns dirigentes escolares da região de Nova Contagem, que haviam sido convocados pelo Secretário de Educação, para participar da referida reunião.  Os vereadores Decinho Camargos e Zé Antônio questionaram o porquê não participaríamos da reunião. Informamos que embora não tivéssemos sidos convidados, estávamos a disposição para o debate. Sendo assim, os mesmos solicitaram a nossa participação, que foi consensuada pelos demais participantes.
Participaram da reunião dirigentes escolares da região de Nova Contagem (convocados pelo Secretário de Educação), os vereadores Alex Chiodi, Isabela Filaretti, Decinho Camargos, Jair Tropical, Zé Antônio, Zé de Sousa, Obelino, Irineu, Arnaldo Oliveira e Rogério Marreco, da SEDUC Ramon e Ademilson e do Sind-UTE Bárbara e Reginaldo.
Alex Chiodi, presidente da Comissão da Educação, disse que pelo decurso de prazo, o governo pode solicitar a aprovação dos projetos, mesmo sem o parecer da Comissão mas que a discussão é fundamental para avançar no processo.
Novamente apresentamos os principais pontos, os problemas e o que ainda não foi acordado sobre os três PL’s. O governo continuou defendendo a sua posição, e reafirmou que o que eles consideram trivial pode ser alterado e acordado, desde que mantenha-se o corpo dos projetos.   
Os vereadores questionaram o governo sobre os pontos apresentados pelo Sind-Ute em sessão plenária da Câmara: ampliação de jornada, definição de vulnerabilidade, formato da educação integral, ouviram as duas posições e ficaram de aprofundar a discussão entre eles.  Se comprometeram a visitar a região de Nova Contagem para ver as condições das escolas para o tempo integral, embora o próprio Secretário de educação tenha admitido que nenhuma delas apresenta condições para tal. O Sindicato reforçou a importância de se ouvir os/as trabalhadores/as sobre os projetos e considerar seu posicionamento.
Precisamos nos manter atentos e vigilantes. Discuta em sua escola e se mobilizem. Caso os Projetos entrem
na pauta da próxima terça, faremos a convocação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário