12 de setembro de 2014

NOTA OFICIAL

Em virtude do episódio de violência envolvendo um estudante autista de 11 anos e um professor de inglês da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, em Contagem, o Sind-Ute Contagem informa que vem acompanhando a situação junto à escola.  
Cabe-nos destacar que, ao contrário do que a grande mídia sensacionalista tem alardeado, em nenhum momento os profissionais exigiram ou defenderam a expulsão do estudante, o que reivindicam é um suporte por parte da Secretaria de Educação para que fatos como estes não voltem a acontecer.
Os/as trabalhadores/as em educação reconhecem e defendem o direito de todos/as estudantes a educação. No entanto para que esse direito seja de fato garantido é preciso que haja condições adequadas.
No caso de estudantes com deficiência a Secretaria de Educação deve prestar o suporte às crianças e aos profissionais, acompanhando de perto as necessidades para que esta inclusão se dê da melhor forma. Esse acompanhamento não se resume a apenas destinar um estagiário de pedagogia para acompanhamento individual, a Secretaria deve ter a responsabilidade de acompanhar tanto o estudante quanto a família, inclusive verificando se o mesmo está tendo acompanhamento médico, psicológico ou psiquiátrico necessário, através de ação conjunta com a Secretaria de Saúde.
 A proposta da educação inclusiva é acolher e dar condições para a pessoa com deficiência exercer seus direitos. Para discutirmos a educação inclusiva é necessário uma profunda reflexão entre a teoria e a prática. Sabemos perfeitamente que os governos apresentam um discurso de inclusão totalmente incompatível e antagônico às medidas e investimentos tomados em relação às exigências e necessidades educacionais.
É preciso que a Secretaria de Educação cumpra seu papel, garantindo que a inclusão escolar se configure como uma política de atendimento e não como uma mera prestação de serviço. A partir daí sim teremos a implementação de uma educação que faça a diferença e que garanta, de fato, o direito dos estudantes.

Por fim, destacamos o desserviço realizado pela imprensa, que de forma irresponsável, mais uma vez, não apurou os fatos, não considerou todo o contexto relatado acima, apresentando uma versão falsa e parcial dos acontecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário